quinta-feira, 5 de maio de 2011

Método a adoptar para tomar decisões em GRUPO

Prometi em Abril, de que voltaria a este tema oportunamente.E como o prometido é devido, cá estou eu a dar o meu contributo nesta matéria.
Assim qualquer que seja o tipo de AGRUPAMENTO que reúne para tomar decisões em GRUPO ,isto é:
-quer se trate da reunião de uma assembleia geral dos sócios de uma qualquer sociedade ou associação;
-quer se trate da reunião dum GRUPO que não seja uma assembleia geral;
-o método do trabalho a utilizar para obtenção da RESOLUÇÃO COLECTIVA, o modo de proceder e de agir para se conseguir e se apurar a vontade do GRUPO,é-sempre- a mesma ,desde que se utilize um proceder DEMOCRÁTICO.
Mas como fazer o apuramento da decisão a tomar ?
-O apuramento da decisão em GRUPO, tomada democraticamente, e através de processos democráticos, faz-se por meio de uma VOTAÇÃO.
- A VOTAÇÃO é o meio pelo qual cada um dos componentes do GRUPO-votante-exprime (pela forma que for utilizada) a sua opinião individual e concorre para a formação da vontade do GRUPO (colectiva).
-A VOTAÇÃO pode ser pública,ou, secreta.
      A VOTAÇÃO pública pode ser:
                   -COLECTIVA(por de pé ou sentados;por exemplo formação de grupos à esquerda e à direita da mesa);
                   -INDIVIDUAL(pelo levantar, ou não, um braço;pela declaração de «aprovo» ou,de «rejeito» quando o votante é chamado pelo seu nome) .
      A VOTAÇÃO secreta é individual,e faz-se pela entrega dum boletim de voto,ou lista, no qual o votante exprime a sua opinião e vontade.
-O apuramento é a soma dos votos contados a favor ,ou contra.
-Nos GRUPOS que funcionam democraticamente é a vontade da maioria que prevalece.A decisão tomada é constituída por aquela que obteve,que reuniu em si ,o maior número de votos conformes, pois, é a que está mais próxima da totalidade dos votos apurados.
Hoje fico por aqui , mas prometo de que voltarei a esta matéria com a questão dos requisitos para validar a REUNIÃO,requisitos esses derivados da natureza do GRUPO.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário