sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Instalações da Academia Sénior


É na Escola Secundária de S. João da Taha que nós alunos da Academia Sénior, com a disponibilidade e ajuda dos professores/as, preparamos vários eventos, além disso aprendemos mais, ficando actualizados com a sociedade de hoje, e também existindo um convívio entre alunos e professores, o que se torna saudável.

1 comentário:

  1. Vamos ver se conseguimos localizar a Academia Sénior no seu contexto geográfico. Ela funciona como todos sabemos na Freguesia de S. João da Talha, com a entrada principal junto ao antigo fontanário que funcionava como se depreende, para abastecer de água a povoação de S. João da Talha que era bem pequena, como lavadouro e ainda como bebedouro para os diversos animais que por ali circulavam.Animais de tracção, leiteiro e pastoreio. É interessante recordar e serão poucos os que recordarão que a norte das actuais instalações escolares havia uma azinhaga de contrução primária ladeada de muros de pedra solta com cerca de metro e meio de altura e que servia de acesso a um lagar de azeite que funcinou onde é hoje o extremo noroeste da escola onde suponho existir um portão de acesso às instalações escolares e que já à sessenta e cinco anos estava em adiantado estado de degradação, todavia ainda existiam as paredes periféricas quase na totalidade, uma boa parte do telhado, as talhas subterrâneas do azeite ali produzido, os tanques de prensagem bem como o fuso e a travessa de suporte deste, de comprimento razoável. Esta zona, a do lagar e a sua periferia era conhecida como a Oina pelo que é com toda a propriedade que se pode dizer que a Escola Secundária de S. João da Talha se localiza nos terrenos da «Oina».
    Porque pensei que seria importante a descrição do local onde funciona a «nossa escola» e para os que não sabiam, têm neste pequeno texto sem pretenções a «tal» localização.

    ResponderEliminar